11 de abr. de 2011

100 SALA OU 100 ZALA?



Demorei muito a falar deste assunto, pois acredito ser um assunto muito delicado...
Você viu o desenho acima?
Gosto muito de fazer desenhos que tenham vários tipos de interpretações diferentes...
Vamos analisar o desenho?
100 sala, quem esta sem sala? Os alunos? Que vivem amontoados em algumas salas de aula uns em cima dos outros por falta de espaço?
100 sala, o psicólogo que deveria ter uma sala específica para atender os alunos, a comunidade escolar e até mesmo os professores, que são de carne e osso e tem seus problemas pessoais a serem resolvidos, e que muitas vezes são muito complicados.
100 sala o Professor Mediador? Que hoje temos nas escolas de São Paulo, que media os problemas e conflitos com os alunos, inclusive os problemas de bullying?
Mas fico pensando, será que esse coitado do Professor Mediador tem formação de um psicólogo para resolver conflitos?
Um psicólogo não é um profissional para loucos como a maioria pensa... Ele é um profissional que ajuda a resolver problemas internos, e quem de nós não tem conflitos internos?
Trocando a palavra sem sala (100 sala) por senzala (ou 100 zala) trocando apenas uma letra o S pelo Z, temos uma prisão... SENZALA
Será que nossas crianças se sentem presas, a ponto de se revoltarem contra os colegas de sala, contra os professores, contra os diretores? E...Porque de toda essa revolta?
Se precisarmos de um Professor Mediador, a situação é grave, estamos diante de um problema.
São perguntas que me faço que gostaria de compartilhar neste blog.
Penso muitas coisas, mas não quero cansá-los com meus questionamentos, prefiro fazer meus desenhos...
Eles são curtinhos e dizem muitas coisas, para quem sabe ler imagens.
Não gosto de falar de tragédias, mas as vezes para fazer as pessoas pensarem, é preciso desenhar as tragédias. Infelizmente.

3 comentários:

S. Thot disse...

Bom dia Eloá. Como dito, é preciso uma desgraça grande para tirar a atenção das pessoas de seu próprio umbigo vez ou outra. Passando por uma escola ontem, depois de ter saído para jantar, fiz um questionamento parecido. Me perguntei qual é a função da escola. Parece ser uma resposta simples dizer "ensinar". Mas ensinar o quê?

Será que a matéria curricular é apropriada? Ou o jeito em que ela é apresentada satisfaz? As escolas não são atrativas, pelo menos não as da minha cidade. Parecem caixotes, com aquele sinal de fábrica que eu odeio desde a minha infância.

O que os pais esperam quando obrigam seus filhos a estudar? Sim, porque muitos vão empurrados para a escola. Será que a escola não pode mudar seu jeito de ser? E mudar para o quê?

Charles Netto disse...

Parabéns pela sua postagem aliada a sua ilustração adequada ao seu tema proposto, lhe digo que também gosto muito de fazer trocadilhos com letras e até mesmo com palavras, pois encontramos na nossa linguagem escrita uma riqueza de vocábulos e idéias poderia escrever um livro, basta ter a inspiração como demonstrado em texto editado em seu blog que começa a seguir.
Portanto só tenho a concordar com sua sábia abordagem bem elaborada e reescrevi aqui dois trechos que a meu ver dizem bastante sobre assunto e que gostei de mais: Trocando a palavra sem sala (100 sala) por senzala (ou 100 zala) trocando apenas uma letra o S pelo Z, temos uma prisão... SENZALA
Eles são curtinhos e dizem muitas coisas, para quem sabe ler imagens.
Não gosto de falar de tragédias, mas as vezes para fazer as pessoas pensarem, é preciso desenhar as tragédias. Infelizmente.

ELOÁ COSSA disse...

Muito Obrigada por sua postagem e eu blog...
Concordo com tudo que você escreveu, pena que não temos tempo para pensarmos nos verdadesiros significados escolndidos portras das palavras. Pena que a vida da gente e sempre muito corrida. Mas vou olhar o seu blog com calma, fique tranquilo. Estou em semana de fechamento de notas para os meus alunos, então ando meio sem tempo de publicar coisas em todos os lugares, mas vou tentar atualizar tudo ok? bjs e seja bem vindo.
Fique a vontade para comentar meu blog sempre que desejar, é de pessoas como você que preciso por aqui...
Até mais...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Get Hi5 Glitter Graphics